domingo, 2 de junho de 2013

Cenas, parte I... II? Olha que se foda, são çenas...

E com isto damos início à noite, onde hoje vou dissertar um bocadinho sobre um tema que recentemente apareceu no SAPO, sobre a usabilidade da aplicação do Portal das Finanças.

Antes de mais, o estudo foi realizado pela empresa Tangível, uma empresa que se especializou na área da usabilidade (Para mais referências, consultar este link sobre a empresa e este link sobre usablidade), empresa esta sediada no Instituto Pedro Nunes (consultar este link), que é uma incubadora de empresas.

Após ter visto o artigo no Diário Económico On-line (consultar este link), e após ter visto alguns dos comentários, eu considero que a maioria dos utilizadores que lá postaram só dizem merda mesmo.

Não tendo ainda nas mãos este estudo (mas a julgar pelo case study feito para a aplicação Censos 2011, gostei da qualidade da apresentação e estou ansioso para o ver), posso claramente concordar com alguns dos pontos enunciados no artigo, por exemplo:

O português empregue na aplicação: Sim, é verdade. Alguns dos textos são dúbios e de difícil interpretação. Torna-se por vezes necessário recorrer a quem possua conhecimentos de contabilidade para chegar a qualquer conclusão definitiva.

O facto de por vezes a declaração não vir pré-preenchida com alguns valores / campos: Aqui posso claramente falar por mim quando digo que é muito chato ter que me estar a socorrer do IRS do ano passado a fim de saber qual o código do CIRS/CAE associado à minha esposa, bem como os valores por ela auferidos nos dois anos anteriores ao do exercício presente não virem logo preenchidos.

Acho que é simplesmente bom senso analisar o histórico de IRS de uma pessoa e preencher a declaração com esses valores. Acredito piamente que esse tipo de lógica não há de ser de todo a parte mais complicada da situação de pré-preenchimento de uma declaração de impostos.

Outra coisa que me chateia, ainda neste campo do pré-preenchimento, é o caso do imóvel que habito e que nunca aparece o valor dele preenchido. Eu só tenho este imóvel, não tenho mais nenhum e mesmo assim o mesmo não aparece na listagem, obrigando-me a ter que ir ver o IRS do ano passado ou consultar o Portal das Finanças a fim de saber quais é que são os códigos a utilizar.

Por fim, a folha de rosto bem que poderia também ser automatizada uma vez que estou constantemente a preencher coisas que já existem em declarações anteriores.

Tecnologia Java: Epá, como programador que sou, isto para mim é a menor das minhas preocupações. Se deviam atualizar? Claro que sim. Se é fácil atualizar? Evidentemente que não, uma vez que, e note-se que estou a especular pois não conheço a codebase da applet, e a mesma não deve ser algo efetivamente fácil de "digerir", nem tão pouco de atualizar e modernizar ou até mesmo migrar por completo para outra tecnologia.

Anexo SS: Confesso que ainda não percebi bem para que é que serve este anexo, mas pelo Quadro 6 eu diria que vai servir para cruzar a informação que os NIPC's para os quais um trabalhador a recibos verdes emitiu e que valores pagou (Especulativamente falando, acho que a ideia aqui é tentar perceber onde é que andam as situações de falsos recibos verdes, onde o trabalho consiste ou assenta em algo que se enquadra mais numa situação de trabalho por conta de outrém, onde estão previstos alguns pressupostos, embora a forma de retribuição seja efetivamente por meio de recibos verdes).

Em todo o caso, é um anexo novo, sem dúvida, o qual irá granjear amigos e inimigos durante a sua vida, e como tal, mais uma coisa à qual nos devemos habituar.

Coisas boas da aplicação:

De ano para ano, tem parecido melhorar.

O pré-preenchimento realmente é uma grande ajuda, pois tira-nos de cima o ónus de ter que verificar as contas. Basta-nos verificar se os números batem certo e depois é só validar e submeter, o que é desde o início da submissão on-line do IRS o primordial propósito.

Resta-me somente esperar para obter o dito estudo, e perceber se realmente estes senhores fizeram bem o seu trabalho de casa.

É tudo por esta noite. Muito obrigado pela sua atenção e, como sempre, deixe os seus comentário.

Até ao próximo arrotanço de pescada,
Anarud.


Sem comentários: