quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Umas quantas cenas que me estão a passar pelos cornos neste momento

Nú... é como neste momento estou. A escrever-vos estas linhas, não só estou nú de alma bem como de corpo (que diga-se de passagem está feio de toda a gordura que alberga).

Escrevo-vos do conforto do quarto de hotel onde estou hospedado, onde se pode afirmar que estou num espécie de mini paraíso privativo. Só meu e de mais ninguém.

Hoje aproveitei para meter conversa com um colega de trabalho com quem não já não tinha o prazer de trocar dois dedos de tecla e, para pouco espanto meu, a perspectiva dele em relação à nossa entidade empregadora é quase igual à minha, embora o grau de visceralidade perante a mesma seja largamente diferente e superior ao meu.

É triste não acham? Eu cá acho que sim... especialmente nos tempos que correm é cada vez mais difícil uma empresa perceber que depende dos seus colaboradores para existir.

No entanto, é mais fácil utilizar desculpas completamente absurdas para justificar um aumento, por mais pequeno que este possa ser. E isto aplica-se a todos os setores da vida laboral deste país, o qual já não mais do que engrossa as fileiras da empresa que se chama Desemprego S. A.. "SA?", decerto perguntam-se... pois bem... conhecem individualmente cada uma das pessoas que compõem os 15% de desempregados neste país?

Pronto... daí o anónimo.

Perdoem-me se isto não vos parecer ter nexo, pois a ideia é mesmo não ter. Preciso somente de ter um local onde posso exorcizar ocasionalmente tudo aquilo que me irrita ou preenche a mente, enquanto beberrico um café de hotel (bem bom, por sinal). Por vezes, é bom fazer estes pequenos exercícios de escrita, mesmo que nos soe a merdas completamente desconexas, sem sentido algum a não ser para o autor das mesmas.

(Neste momento, o co-autor deste blog já deve ter lido as linhas acima e disse: Thank you, Captain Obvious. A ele digo: Não tens de quê, estou cá é para isso.)

Outra coisa que me pergunto: Porque é que a RTP passa programas sobre portugueses que emigraram? Não vos parece quase que propaganda propositdada da parte do canal de televisão público? "Portugueses no Mundo"... foda-se, RTP, nósa sabemos disso, nós chegámos a dividir o Mundo com os Esapnhóis.

Se hoje em dia, alguns países do Mundo falam português, a nós o devem.
Se hoje em dia, o português é a 6ª língua mais falada no mundo (e por conseguinte, a 6ª língua mais propensa a ser axaxinada pelos seus falantes), a todos esses países e a nós próprios, lusófonos, o devemos.

Se estamos na situação de merda em que estamos, a nós, e só a nós Portugueses, o devemos.

Devemos exigir mais de quem nos governa? Claro que sim.
Devemos exigir transparência, clareza e simplicidade na forma como quem nos governa redige as leis que nos regem? Foda-se, evidentemente que sim.

Devemos tentar melhorar a nossa comunidade local? Isto ainda se pergunta? Claro que sim, ó gente mentecapta...

Mas não, estamos demasiado preocupados com o próprio umbigo e sempre na eterna atitude do "Estimo que se fodam".

Não percebo este meu povo... em 900 anos nós formámos uma nação, explorámos o Mundo, tivemos Rei, Ditador e Democracia... para agora estarmos na merda, mais uma vez?

Não vos percebo, portuguese e ao não vos perceber, não me percebo também.

Vamos começar a exigir mais de quem nos governa, mas sabendo perfeitamente que: Se queremos mais, também temos que dar mais...

Vamos começar a olhar para os outros países (principalmente aqueles cujo orçamento de estado até dá lucro) e aprendamos com eles. Mesmo que isso tenha o custo de nos modificarmos como sociedade.

Mas vamos pensar que pelo menos temos algo para deixar às gerações vindouras do que dívidas e um país em ruína. Vamos antes deixar algo próspero, feito com cabeça, a pensar no futuro, e que acima de tudo as gerações seguintes saibam como manter e nutrir para continuar a florescer.

Senão, para que caralho é que o outro matou a própria mãe há 900 anos atrás?

Pronto, acabou-se o café que até me estava a saber bastante bem, bem como a televisão do quarto passou para o modo de menu... é bom saber que ao menos isto se cala.

Bom, tá a ficar frio... tá na altura de ir mas é para a caminha... pois amanhã tb é dia, e o trabalho está lá muito bem onde está...

Até às próximas alarvidades da minha pessoa.


2 comentários:

Unknown disse...

Roda aí a çena, méne....tb quero disso :P

Anarud disse...

Toma... fresquinha e acabadinha de vir da Colômbia...

N te fazia mal nenhum tb mandares assim umas postas das tuas.